De 18 a 21 de outubro o Iberostar Praia do Forte, no Litoral Norte Baiano, foi palco do 21º Ecomac Bahia, organizado pela Acomac-Ba, com apoio da Anamaco, e sempre aguardado com grande expectativa. Com a presença de mais de 1.300 participantes de todo o Brasil, entre lojistas, executivos e dirigentes de entidades e patrocinadores, o evento, cujo tema foi “Qual é o seu futuro? Home Center, loja de bairro, loja especializada…”, discutiu o futuro do varejo de material de construção e a importância do planejamento estratégico como forma de manter a empresa sempre alinhada às tendências de mercado, garantindo o seu crescimento e futuro.
A abertura solene, na quinta-feira (18), contou, na mesa diretora, com a presença do presidente da Acomac-Ba, Alexandre Cohim; do presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Anamaco, Geraldo Cordeiro; do presidente executivo da Anamaco, Cláudio Conz; do presidente do Conselho Superior, Getúlio Nogueira de Sá; do presidente de honra da Anamaco, José Olavo Nogueira; do diretor de operações e marketing da Comercial Ramos, Sílvio Corrêa, representando os lojistas, e do presidente da Eternit, Élio Martins, representando os patrocinadores.
O presidente Alexandre Cohim, em sua mensagem, deu as boas-vindas a todos os participantes, enfatizou a importância do networking e da integração como importantes diferenciais do Ecomac Bahia e agradeceu aos patrocinadores pelo apoio. Em seguida os demais componentes da mesa fizeram seus pronunciamentos, sempre ressaltando a tradição do encontro, como uma oportunidade singular para reunir o trade de material de construção, em um mesmo período e local. Após a abertura houve o jantar, e, depois, em ritmo de forró, o show da banda Cangaia de Jegue, patrocinado pela Rede Bahia.
Na sexta-feira (19), teve início a série de palestras, com o publicitário Fernando Passos, da Engenhonovo Publicidade, que falou sobre Regionalização da propaganda: o consumidor mais perto. Fernando destacou a força econômica do Nordeste, como uma região atrativa para investimentos dos empreendedores locais e externos, e a atenção que deve ser dada, no processo de comunicação, às peculiaridades e ao perfil dos públicos-alvos.
A palestra seguinte foi ministrada pelo consultor Cláudio Czapski, superintendente da ECR Brasil, sobre o tema “Qual é o seu futuro? Home Center, loja de bairro, loja especializada…”. Czapski abordou a demanda e a importância da reforma e construção habitacional, com seu valor intrínseco; as características dos três tipos de lojas e as tendências que se configuram para o futuro, segmentando-as em seus respectivos públicos consumidores.
Durante este mesmo dia, foram realizadas duas reuniões do sistema Anamaco: pela manha, do Conselho Diretor, para discutir ações internas da associação e diretrizes e planejamento geral da entidade para o ano de 2013, e à tarde, a reunião das Acomacs, com a participação de dirigentes da Bahia, Amurel, Joinville, Florianópolis, Ceará, Campinas, Diadema, Jundiaí, Espírito Santo, Goiás, Curitiba, Oeste Paraná, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins. Também neste turno, na programação de lazer, a banda Chicana, patrocinada pela Universo, se apresentou na área da piscina. Nos esportes, foi realizada a 8ª Copa de Tênis Prysmian.
À noite, no anfiteatro, a programação de shows reservou duas atrações: a apresentação de Taikô (tambores japoneses), realizado pelo grupo Wado, com patrocínio da Mebuki, e da banda Jammil, um dos destaques da axé-music, patrocínio da Rede Bahia.
No sábado (20), pela manhã, no segundo dia de palestras, o presidente Alexandre Cohim fez uma exposição sobre as ações da Acomac-Ba e a importância do associativismo. Em seguida, o presidente executivo da Anamaco, Cláudio Conz relatou as mais recentes iniciativas da entidade, principalmente junto ao governo, para fortalecer o setor de material de construção.
A série de palestras teve continuidade, com a participação do economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, da Tendências Consultoria, sobre a Conjuntura econômica e perspectivas 2012-2015, que detalhou o cenário atual macroeconômico mundial e brasileiro. À tarde, aconteceu a 5ª Copa de Futebol Votorantim, atividades de lazer, esportes e piscina e o show de Titilo Oliveira e banda Samba de Primeira, patrocínio da Coral.
Sob a coordenação do diretor social Álvaro Ventin, foi realizada, no sábado à noite, a cerimônia de encerramento, que teve início com a entrega da placa, por Beth Bridi, da Grau10 Editora, a Anderson Almeida, da Azevedo Material de Construção, de Minas Gerais, vencedor do Concurso Cultural Revista Anamaco. Em seguida foram entregues as medalhas aos participantes das categorias Iniciante, Avançado e Feminino, da 8ª Copa de Tênis Prysmian, com a presença do diretor Humberto Paiva. Mais adiante, coube a Tony Noritake e Fábio Moreira, da Votorantim, a premiação às equipes Verde (1º), Amarela (2º) e Vermelha (3º), da 5ª Copa de Futebol. Ao final, a equipe de eventos da Acomac-Ba foi ao palco saudar o público, oportunidade em que o presidente Alexandre Cohim fez seu pronunciamento, agradecendo aos participantes, patrocinadores e profissionais envolvidos no evento e convidando a.todos para o 22º Ecomac Bahia.
Em seguida, entrou em cena a banda Batifun, concluindo, assim, com muito samba e animação, o encontro. Já na madrugada, a atração, na boite, foi o DJ Daniel Oliveira e a dança de salão grupo JK&JS, com apoio da Coral. O domingo (21) foi de despedida, mas ficou em todos o sentimento de satisfação e a certeza de que em 2013 tem mais: a 22ª edição do Ecomac Bahia, o maior encontro do setor de material de construção da América Latina.