De 1 a 4 de outubro foi realizado o 24º Ecomac Bahia, no Iberostar Praia do Forte, Litoral Norte da Bahia, com quase 1.500 pessoas, de 19 estados, entre lojistas, representantes, executivos e dirigentes de entidades e patrocinadores.
Sempre aguardado com expectativa, o evento, uma iniciativa da Acomac-BA e a entidade nacional, a Anamaco, abordou o tema Como tornar a sua loja mais lucrativa: Gestão com foco na rentabilidade.
O anfiteatro do resort foi o palco da abertura solene, na noite da quinta-feira (1). O presidente da Acomac-BA, Alexandre Cohim abriu o evento, dando as boas-vindas ao público presente e formando a mesa com o presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Anamaco, Geraldo Cordeiro, o presidente executivo da Anamaco, Cláudio Conz, o presidente de honra da Anamaco, José Olavo Nogueira, o presidente eleito da Acomac-BA, João Andrade, o presidente da SIL, Sílvio Baroni, representando os patrocinadores, e pelas Acomacs de todo o Brasil, Henrique Lojas. Em seguida à execução dos Hinos da Bahia e do Brasil, os integrantes da mesa falaram da satisfação por mais um encontro e a sua importância para o setor, por fortalecer o relacionamento e networking entre as partes envolvidas. Após a solenidade, a banda Harmonia do Samba animou o público.
Reiterando o ambiente de amizade e entendimento dos dirigentes de diferentes épocas da Acomac-BA, houve um jantar, ainda na quinta-feira, no restaurante Gourmet, com os ex-presidentes José Bernardino, Antônio Carlos Martinez, Álvaro Ventin, Luciano Araújo, Geraldo Cordeiro, Sílvio Côrrea e o atual presidente, Alexandre Cohim, que termina seu mandato este ano.
A sexta-feira (2) começou cedo com várias atrações: com a 1ª Corrida de 5Km, com apoio da Condor e a alegria da Alvorada Festiva. Em seguida teve inicio a série de palestras, com a participação de Alberto Serrentino, que falou sobre o tema do encontro.
À tarde, muita animação na área da piscina, onde diversos patrocinadores montaram stands e realizaram ações de relacionamento. Neste mesmo local foi realizado o show de Delmário Ribeiro e o torneio de vôlei de praia, com apoio da SIL.
Também neste turno foram realizadas a reunião das Acomacs e a Assembléia Geral Extraordinária da Anamaco, com a participação das Fecomacs de São Paulo, Santa Catarina e Paraná e as Acomacs de Amurel/SC, Bahia, Campinas e Região/SP, Ceará, Centro Oeste Paulista/SP, Curitiba e Grande Curitiba/PR, Espírito Santo, Goiás, Jaraguá do Sul/SC, Joinville/SC, Litoral Norte/SC, Londrina e Região/PR, Mato Grosso, Minas Gerais, Oeste do Paraná/PR, Osasco e Região/SP, Pará, Pernambuco, Porto Alegre/RS, São Paulo e Região, Sul de Santa Catarina e Tocantins. Na oportunidade, foi eleito o novo Conselho Deliberativo e Diretor da Anamaco, que será presidido por Marcos Gabriel Atchabahian, sucedendo a Geraldo Cordeiro neste cargo.
O Anfiteatro foi palco, à noite, de duas atrações: o stand-up comedy do humorista Rudi Landucci, com apoio da SIL, e o show da banda Chiclete com Banana, com apoio da Rede Bahia.
A Alvorada Festiva despertou o público, na manhã de sábado (3) circulando pelas dependências do hotel executando marchinhas tradicionais. Mais tarde, no Anfiteatro, em prosseguimento à série de palestras, o presidente executivo da Anamaco, Cláudio Conz, abordou as realizações do sistema Anamaco / Fecomac / Acomac e expôs o cenário atual do setor, injetando otimismo nos participantes, ao mostrar a força do Brasil e as demandas nas áreas de reforma e construção de imóveis. Em seguida, o economista Alexandre Schwartsman falou sobre o cenário econômico nacional e as projeções para 2016.
Pela tarde, na área da piscina já tradicional point de atrações houve a apresentação do show da bateria da escola de samba Rosas de Ouro, com apoio da SIL, enquanto ocorria o disputado torneio de futebol, no campo do resort, com apoio da Vedacit.
À noite, dirigentes da Acomac-BA e patrocinadores estiveram juntos no jantar de divulgação das ações realizadas para o evento e o lançamento do 25º Ecomac Bahia, no qual houve a adesão da maioria das empresas presentes, reafirmando a atratividade do Ecomac como um investimento de alto retorno aos patrocinadores.
Mais tarde, já no Anfiteatro, muitas atrações no evento de encerramento, que teve início com a entrega da placa da Grau10, à ganhadora da frase do Concurso Cultural da Revista Anamaco, que comemorou bodas de prata. Coube à lojista Giana Moretti, da Moretti, de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, receber a sua placa, já que fora contemplada com a estadia no 24º Ecomac Bahia.
Em seguida foi realizado o sorteio da Feicon Batimat, com as presenças de seus representantes, Yeda Monteiro e Luís Paravato, que deu direito a uma viagem e hospedagem à Feicon Nordeste e à Batimat Paris, com diversos benefícios aos ganhadores. Logo após, Condor, SIL e Vedacit fizeram entrega de medalhas às equipes participantes dos torneios esportivos por estas empresas patrocinadas.
O evento teve o encerramento solene, com as presenças, no palco, dos dirigentes Alexandre Cohim, presidente da Acomac-BA, seu sucessor, João Andrade, Geraldo Cordeiro, presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Anamaco, e seu sucessor, Marcos Gabriel Atchabahian. Os dirigentes que deixam seus cargos agradeceram o apoio recebido, enfatizando a força do associativismo, por seu lado, os sucessores também falaram de suas expectativas e o desejo de dar continuidade ao trabalho de seus antecessores em seus mandatos. Em sua mensagem final, Alexandre Cohim agradeceu a todos os participantes, incentivando-os a estar presentes nas bodas de prata do Ecomac Bahia, em 2016, na 25ª edição. Encerrada a solenidade, o forró da banda Cangaia de Jegue levantou o público e marcou o fim do 24º Ecomac Bahia, em clima de muita alegria e descontração..