De 13 a 16 de outubro, as atenções do mercado de material de construção estiveram focadas no Litoral Norte de Salvador, Bahia, em Costa do Sauípe, na 2ª Convenção da ACOMAC-BA/14º ECOMAC, promovido pela ANAMACO e ACOMAC-BA, com a presença de diversas ACOMACs, FECOMACs, revendas, indústrias, instituições de fomento e apoio ao varejo e entidades convidadas. Com mais de 800 pessoas, o evento deste ano, o maior da América Latina, teve várias atrações e um tema bastante pertinente aos tempos atuais: Fidelização e Responsabilidade Social. Além das palestras a ele vinculadas, houve reuniões de trabalho e debates, além de atividades de lazer e integração. A adesão de patrocinadores também foi a maior em seus 14 anos de história: 20 patrocinadores-master: Fame, Vedacit, Suvinil, Portinari, Eternit, Arouca, Iquine, Tigre, Votoratim, Deca, Quartzolit, Coral, Eliane, Amanco, Gyotoku, Papaiz. Pirelli, Lorenzetti, Coelba e Caixa Econômica Federal; 6 patrocinios: Docol, Sil Fios, Finasa, Sika, Astra e Sherwin Willians; 3 apoios: Ebel, Claro e Losango e 5 apoios institucionais: Rede Bahia de Televisão, Jornal Correio da Bahia, Tropicalsat FM, Grau 10 Editora e SEBRAE. Estiveram presentes 14 ACOMACs, 2 FECOMACs, ABRAMAT, ABRAFATI, SINDUSCON/SP, e outras entidades convidadas, da Bahia, como a CDL/Salvador, ADEMI-BA Federação do Comércio, SINDILOJAS e Associação Comercial. De todo o País 117 revendas marcaram presença e 19 representantes comerciais, completando um cenário bastante representativo dos ramos lojistas, indústrias e financiadores da cadeia da construção civil.
Confirmando as expectativas, a 2ª Convenção/14º ECOMAC se tornou um evento-referência em todo o Brasil, mas esse nível alcançado não veio por acaso. Rigor no planejamento e na execução, criatividade e credibilidade são as chaves para o seu sucesso, incluindo também idealismo e dedicação de todos os envolvidos, principalmente a equipe da ACOMAC-BA, salientou o presidente da entidade baiana Luciano Araújo.
A cerimônia oficial de abertura, no Centro de Convenções, foi conduzida por Natal Destro, acompanhado de Leandra Leon, que fez uma bela interpretação a capela do Hino Nacional. Em seu discurso de boas-vindas, o presidente Luciano Araújo destacou a importância do associativismo, da função das revendas e de sua missão social. Em seguida discursaram o presidente executivo da ANAMACO Cláudio Conz e do conselho deliberativo Roberto Breithaupt. Completaram a mesa de abertura o presidente de honra José Olavo Nogueira, o presidente eleito da ACOMAC-BA Geraldo Cordeiro, os presidentes da Tigre, Amaury Olsen, e da Federação do Comércio da Bahia, Carlos Fernando Amaral.
Feita a abertura solene, veio a descontração do show, na área da piscina, com a banda A Zorra, uma das revelações da axé-music baiana.
Na sexta-feira (14), sob o tema Fidelizando o cliente através da responsabilidade social, Ari Ramish relatou o case de sua loja DR Hidráulica, criada em 1987. Entre os projetos desta revenda destaca-se o recolhimento seletivo de pilhas e baterias na cidade de Gramado (RS), desde 2002, que já coletou 70.000 pilhas, que são armazenadas em recipientes plásticos e recolhidas pelos fabricantes. Outro projeto da DR é o também recolhimento, em tonéis, de material de PVC dos canteiros de obras em parceria com a Amanco. Todo material arrecadado é doado para a reforma de instituições como escolas, corpo de bombeiros, brigada militar e outros. Só é preciso um pouquinho de criatividade para saber fidelizar o cliente com responsabilidade social, aconselhou Ramish.
Em seguida o professor da Unifacs (BA) Armando Garrido apresentou a palestra Comprometimento e Produtividade dos Empregados, que enfatizou a necessidade de inovar e de se implantar uma gerência participava para que uma empresa alcance o sucesso. Grandes empresas quebraram porque não inovam. Erramos em não ouvirmos o que os empregados têm a dizer, alertou.
Ainda no módulo de palestras, o presidente da ABRAFATI Dílson Ferreira falou da importância e dos avanços do Programa Brasileiro de Qualidade das Tintas Imobiliárias, que tem normatizado a produção de tintas, valorizando as indústrias comprometidas com a qualidade e dando ao consumidor referência de produtos confiáveis.
Pela tarde, no quadro Só Para Elas, a sexóloga baiana Gilda Fucs, abordou a formação da identidade sexual do ser humano, ressaltando as conseqüências da imposição de padrões culturais sobre a sexualidade, que explica a maioria das questões e dificuldades que acometem homens e mulheres. No mesmo turno aconteceu reunião das lideranças da ANAMACO, ABRAMAT, ABRAFATI e ANFACER, que elaboraram a 2a Carta da Bahia, contendo propostas e reivindicações do mercado de material de construção, a ser entregue ao Governo e posterior divulgação nos principais jornais do País.
A noite, Luís Caldas, um dos pais da axé music baiana, lembrou sucessos e apresentou seus novos trabalhos, animando os participantes com sua ginga e talento. Após os shows noturnos, Abraão e a banda Construsom tomavam conta da madrugada, com a boa MPB em pauta.
A agenda do sábado (15) começou com a exposição de Carlos Henrique Boaventura sobre as novas linhas de financiamento da Caixa Econômica Federal para compra de material de construção. Em seguida aconteceu a palestra do consultor Waldez Ludwig, com o tema Empresa cidadã: estratégia, inovação e talento. Waldez enfatizou a importância da tomada de consciência e, principalmente, a necessidade das organizações empresariais serem proativas nas comunidades, a começar de sua própria estrutura interna na relação com os funcionários. O chamado foi para se ter atitude em uma sociedade que exige maior engajamento das empresas, principalmente quando é patente que o Estado, em seus diversos níveis, já não é mais capaz de atender as demandas . Após esta explanação, houve debates. Pela tarde ocorreu a reunião do Conselho do ANAMACO.
A noite foi marcada por homenagens: entrega de troféus aos ganhadores dos torneios de Futebol e Tênis e, logo a seguir a Gyotoku entregou uma placa ao presidente Luciano Araújo e aos dirigentes da Casa Campos, de Barreiras (BA), pelas respectivas realizações na entidade e na revenda do Oeste baiano. Em seu discurso de encerramento o presidente Luciano Araújo agradeceu o reconhecimento e cumprimentou a todos os participantes e envolvidos no evento, convidando-os a estarem presentes em 2006. Momento emocionante foi sua entrada no palco acompanhado por todos os componentes da equipe de coordenação da ACOMAC-BA, inclusive, este ano, com a presença dos novos gestores Davi Martinez, Davi Queiroz, Joelson Silva, Manoela Duran e Osmar Araújo, que foram integrados à administração da entidade baiana.
Veio do céu a confirmação de que o evento fora um sucesso: uma bela queima de fogos pontilhou os céus de Sauípe, seqüenciada pelo show da Banda Os 10Compromissados, em torno da piscina, que animou os participantes, trajados de branco e em clima de confraternização, com o bom pagode e samba baianos.
No domingo (16), já em clima de despedida, a banda de sopro entrou em cena, interpretando músicas tradicionais carnavalescas, lembrando que a alegria não poderia parar e que em 2006 todos estariam juntos novamente.
A 2ª Convenção da ACOMAC BA/14º ECOMAC foi um sucesso em todos os aspectos, como um importante evento nacional integrador do mercado de material de construção, uma síntese do sempre desejado ideal de se conciliar trabalho e lazer. Ao menos, durante quatro inesquecíveis dias.