Expectativa da Anamaco é que o setor cresça 3% no primeiro semestre de 2017
As vendas no varejo de material de construção no primeiro bimestre de 2017 tiveram desempenho similar ao registrado pelo setor no mesmo período do ano passado. “Na média, estamos 1% acima do mesmo período de 2016”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
De agosto de 2016 a fevereiro de 2017, o varejo de material de construção apresenta desempenho positivo de 4%, comparado ao mesmo período do ano anterior. No mês de fevereiro, no entanto, o setor registrou queda de 3% sobre fevereiro de 2016. Já na relação fevereiro de 2017 sobre janeiro de 2017, a retração foi de 7%.
“Início do ano é um período tradicionalmente fraco para o nosso setor. O ano realmente só começa depois do Carnaval, até porque as pessoas têm outros gastos extras para se preocuparem nos primeiros meses do ano: IPVA, IPTU, matrículas escolares. Por conta disso, as pessoas acabam adiando as obras e reformas, porque elas exigem um planejamento maior no controle de gastos”, completa Conz.
Segundo ele, o setor deve ter um desempenho positivo de 3% no primeiro semestre de 2017. “Diversas medidas foram anunciadas até agora e devem influenciar nosso setor mais cedo mais tarde. O Cartão Reforma é uma delas. Os bancos também estão trabalhando para oferecer juros menores aos clientes interessados em programas de financiamento para reforma e construção e o saque das contas inativas do FGTS também deve ajudar as famílias a transformarem aquela reforma que estava apenas nos planos em realidade”, analisa o presidente da Anamaco.
Pesquisa Tracking Anamaco
Realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil e Anfacer, a Pesquisa Tracking ouviu 530 lojistas de todo o país entre os dias 22 e 27 de fevereiro.
De acordo com o levantamento, praticamente todas as regiões tiveram retração nas vendas em fevereiro, com exceção do Norte, que registrou aumento de 5% em relação a janeiro. As demais regiões tiveram desempenho de -11% (Nordeste), – 14% (Centro-Oeste), – 8% (Sul) e -5% (Sudeste).
Ainda segundo o estudo, 54% dos lojistas estão otimistas com relação às ações do Governo nos próximos meses. Já 37% dos entrevistados afirmou que pretende fazer novos investimentos em 2017 e 16% deles pretende contratar novos funcionários já no mês de março.
Fonte: Assessoria de Imprensa Anamaco