Encontro anual do trade de material de construção, o 26º Ecomac Bahia, promovido pela Acomac-BA, reuniu mais de 1.400 pessoas de todas as regiões do Brasil, com uma programação abrangente de palestras, debates, networking, negócios, lazer, esportes e entretenimento, de 19 a 22 de outubro, no Iberostar Praia do Forte.
O encontro teve a sua abertura solene, na noite de 19, no Anfiteatro, conduzida pela mestra de cerimônias Camila Nunes, com a saudação de boas-vindas do presidente da Acomac-BA, João Carlos Andrade, agradecendo a todos os presentes e destacando o apoio dos patrocinadores. Logo após foram chamados, para compor a mesa, juntamente com o presidente da entidade baiana, o presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Anamaco, Marcos Gabriel Atchabahian, o presidente do Conselho Superior da Anamaco, Geraldo Cordeiro, o presidente executivo da Anamaco, Cláudio Conz, o presidente de honra da Anamaco, José Olavo Nogueira, e, representando os patrocinadores, o presidente da Coral, Daniel Campos.
Seguindo o protocolo, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro. Discursaram o presidente João Carlos Andrade, Daniel Campos, Claudio Conz e Marcos Atchabahian.
Após a parte solene, entrou em cena a Banda Eva, com o apoio da Rede Bahia, levando muita animação no Anfiteatro. A banda, uma das mais destacadas da musicalidade baiana, foi umas das atrações do evento.
Na sexta (20), logo pela manhã cedo, foi realizada a 3ª Corrida Ecomac – Condor – 5Km, envolvendo participantes de faixas etárias variadas. Em seguida, no Anfiteatro, teve início a série de palestras.
A primeira, com o empresário Alexandre Cohim, da Leo Madeiras, de Salvador, sobre o tema central do evento “Ser criativo e lucrativo: O desafio da atualidade”. Cohim pontuou sua exposição em aspectos essenciais para o binômio criatividade e lucratividade: haver, pelo empresário, o pleno controle, inclusive por meio de dados, de seu negócio e do planejamento. Assim, por meio do domínio gerencial, pode ter uma base real para exercitar a criatividade.
Após a explanação do lojista baiano, o empresário Guilherme Ferreira Costa falou sobre “133 anos de varejo: A trajetória da Ferreira Costa”, maior rede do setor no Nordeste. Em sua exposição, ele detalhou a história da rede, sua filosofia empresarial, as realizações e projetos futuros.
À tarde contou com diversas atrações, como o II Vedacit Open de Vôlei de Praia, na quadra de vôlei, na área da piscina, onde também o veículo musical, animou a 1ª Levada Elétrica do Ecomac – Cobrecom. Iniciada pela manhã e finalizada à tarde, aconteceu a reunião do Conselho da Anamaco, precedida da reunião das Acomacs. Stands de diversos patrocinadores, na área da piscina, foram outra atração, com realização de sorteios.
O Anfiteatro, à noite, foi o palco para duas atrações: a esquete “Fanta e Pandora”, com o humor do grupo A Bofetada. Em seguida, a banda Negra Cor, com apoio da Rede Bahia, se apresentou e, mais uma vez, o público presente pôde curtir a boa música do grupo baiano.
A exemplo da sexta-feira, a manhã do sábado (21) começou com outro evento esportivo: a 1ª Caminhada Ecomac – Prysmian – 3km, e a presença de mais de 100 participantes.
A série de palestras teve continuidade no Anfiteatro, sempre lotado em todos os eventos, inicialmente a exposição do presidente executivo da Anamaco, Claudio Conz, que relatou o cenário econômico do setor de material de construção e apresentou as novidades do sistema Anamaco / Fecomac / Acomac.
No intervalo foi assinado um convênio entre o Banco do Nordeste do Brasil e a revenda associada baiana Madeiras e Telhas.
Em sequência, houve o painel “Repensando o Brasil”, mediado pelo âncora da TV Bandeirantes e Band FM, o jornalista Ricardo Boechat. Compuseram a mesa, o presidente Marcos Atchabahian, o dirigente da Acomac-BA e lojista Alexandre Cohim, o presidente da Acomac-PE e atacadista Carlos Portela e o diretor do conselho da Vedacit, Alexandre Baumgart. Boechat inicialmente fez uma síntese de sua visão do atual cenário político brasileiro e as perspectivas.
Após o debate, foi aberta ao público a oportunidade de fazer perguntas, que tornou o painel bastante dinâmico sobre o tema principal.
À tarde, sempre reservada para o lazer e entretenimento, teve a segunda performance da 1ª Levada Elétrica do Ecomac – Cobrecom, na área da piscina. Nos esportes, as equipes disputaram o Torneio de Futebol 40 anos Acomac-BA, promovido por um grupo de associados, e que contou com a adesão de participantes de idades e origens diversas.
No início da noite, a diretoria da Acomac-BA promoveu um jantar, no restaurante Odoiá, para os patrocinadores do encontro, quando houve a exposição das ações realizadas e diversas empresas assinaram o termo de adesão para o evento de 2018. Ações diversas foram realizadas pela entidade baiana, com mídias tradicionais e redes sociais, para divulgar o evento, seus atrativos e patrocinadores.
Todas as atenções estiveram voltadas, à noite, para o Anfiteatro, com o evento de encerramento. Inicialmente a Grau10 Editora entregou uma placa à vencedora do Concurso Cultural. Na etapa de entrega de prêmios, as empresas Grupo Fragnani, Cobremack, Cobrecom e Expo Revestir premiaram felizardos sorteados. Por fim, ainda nesta etapa, a Feicon Batimat anunciou a revenda Kasamar, da Bahia, como ganhadora de uma viagem a Paris. Os torneios esportivos tiveram entrega de placas e medalhas pela Condor, Vedacit, Prysmian e as três equipes melhor colocadas no torneio de futebol 40 anos Acomac-BA.
Na parte institucional do associativismo, estiveram presentes, as Fecomacs de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e as Acomacs da Bahia, Pará, Recife e Região, Distrito Federal, Centro Oeste Paulista, Jundiaí e Região, Campinas e Região, Espírito Santo, São Paulo e Região, Goiás, Mato Grosso, Porto Alegre, Joinville, Londrina e Região, Oeste do Paraná e Litoral Norte de Santa Catarina.
Ao final, o presidente da Acomac-BA, João Carlos Andrade, o presidente do Conselho Superior da Anamaco Geraldo Cordeiro, o presidente executivo Claudio Conz, o presidente de honra José Olavo Nogueira e o presidente reeleito do Conselho Deliberativo e Diretor da Anamaco, Marcos Atchabahian fizeram suas considerações finais, destacando o Ecomac Bahia como um evento bem-sucedido, que teve, em sua 26ª edição, participantes de 19 estados brasileiros, público recorde, com mais de 1.400 pessoas e mais de 240 revendas, mostrando sua abrangência e amplo interesse, como uma iniciativa que movimenta o setor de material de construção, envolvendo indústrias, distribuidores, instituições financeiras e de fomento, prestadores de serviço, representantes e entidades. O presidente João Carlos Andrade anunciou a abertura das inscrições para o 27º Ecomac Bahia, de 18 a 21 de outubro, no Iberostar Praia do Forte, e convidou a todos para retornarem à Boa Terra.
Terminada a parte solene, o baile de máscaras, ao som da banda Bailinho de Quinta, foi a grande atração musical, com os participantes mascarados celebrando em grande estilo o final do 26º Ecomac Bahia.
(Fotos: Erik Salles)
Veja os melhores momentos:
A 26ª edição do Ecomac Bahia teve como patrocinadores: