A 4ª Convenção da Acomac-BA/16º Ecomac, realizada de 11 a 14 de outubro de 2007, no resort Vila Galé Marés, em Guarajuba, Bahia, mais uma vez confirmou as expectativas positivas. Promovida pela Acomac Bahia e Anamaco, e sob o tema Sucessão familiar. Quais os seus planos para o futuro?, teve a presença de quase mil pessoas de todo o Brasil, com 151 revendas, 18 entidades, 12 representantes e 35 organizações patrocinadores.

A abertura solene foi feita pelo presidente Geraldo Cordeiro, no dia 11, que saudou aos participantes e destacou a importância do encontro como uma referência nacional para o setor. Logo a seguir houve os discursos de Luciano Araújo, presidente do Conselho Deliberativo da Acomac-BA, Claudio Conz, presidente da Anamaco, e Roberto Breithaupt, presidente do Conselho Diretor da Anamaco. Após a solenidade houve o jantar, e a seguir, o show da Banda VoaDois.
No dia 12, o tema central do evento, sobre sucessão familiar, foi abordado em duas partes: o painel dos jovens gestores e a palestra de Renato Bernhoeft. Na primeira, os três jovens lojistas Virginia Moura, da Supex (Belo Horizonte), Vinicius Ventorim, da Politintas (Vitória) e Osmar Araújo, da Dismel (Salvador), falaram da experiência em suas respectivas empresas. Logo a seguir houve a palestra Desafios e Oportunidades para o seu Futuro, do consultor Renato Bernhoeft. Após esta participação, a diretoria da Acomac-BA foi prestada homenagem às indústrias que desenvolvem programas de sucessão familiar voltados às revendas, e em seguida veio o debate. Pela tarde, aconteceu a reunião das Acomacs, e, dentro da programação de lazer, foi realizada a 6ª Copa Prysmian de Tênis, e à noite, a Banda Olodum entrou em cena.

No sábado, dia 13, foi a vez do economista e ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola falar sobre as perspectivas da economia brasileira. Após sua palestra, foi realizado o debate, que contou com as presenças, entre outras personalidades, do secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, Rafael Amoedo, e de seu chefe-de-gabinete, Milton Aloi. Pela tarde foi realizada a reunião do Conselho Diretor da Anamaco, e na parte esportiva, o Campeonato de Futebol, patrocinado pela Votorantim. À noite foi marcada pela solenidade de encerramento, na qual foram premiadas as equipes vencedoras dos torneios esportivos e homenageados o presidente de honra da Anamaco, José Olavo Nogueira, à CDL-Salvador, por meio de seu presidente Wanderley Rey, e o casal Habib e Beth Bridi, da Grau10 Editora, pelos serviços prestados ao associativismo. Em sua mensagem o presidente Geraldo Cordeiro, tendo a seu lado a equipe de produção do Ecomac, agradeceu e convidou os participantes a estarem presentes em 2008, havendo, em seguida, a confraternização e queima de fogos. Coube ao cantor Jauperi fazer o show de encerramento, em clima de comemoração entre os convencionais.

A exemplo dos anos anteriores, foram discutidas propostas para o governo federal, formalizadas por meio da Carta da Bahia (em sua 4ª edição), cujos pontos principais são a continuidade da redução de impostos da cesta básica de material de construção, a criação de um sistema para desburocratizar a compra da casa própria e gestões conjuntas entre governo e empresários para a capacitação de mão-de-obra atuante no setor de reforma e construção , além de maior atenção para as multas, às revendas, sobre autuações fiscais, e a ampliação do crédito ao consumidor.