No dia 9 de novembro, o presidente da ACOMAC-BA, João Carlos Andrade, o vice Alexandre Cohim e o vice de eventos, Enzo Andrade, integraram a comitiva de dirigentes e empresários do sistema Anamaco / Fecomac / Acomac, que participou do lançamento do Cartão Reforma, pelo presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O evento contou com a presença de aproximadamente 650 pessoas, entre autoridades públicas, políticos, empresários e dirigentes classistas. A Anamaco esteve presente com o presidente do Conselho Deliberativo e Diretor, Marcos Atchabahian, o presidente executivo Cláudio Conz, o presidente de honra, José Olavo Nogueira, outros diretores da associação e de entidades do sistema, com Fecomacs e Acomacs de diversos estados. Também compareceram dirigentes e representantes de entidades e sindicatos do varejo, atacado e indústrias; bancos; revendedores, atacadistas e redes comerciais de diversos estados e indústrias do setor.
O Cartão Reforma é um produto lançado pelo Governo Federal, para o qual serão destinados R$ 500 milhões em 2017 e visa alcançar mais de 100 mil pessoas. Os beneficiários são famílias de baixa renda, que podem ter acesso ao cartão, para compra de material de construção, ampliação e melhoria das habitações.
O vice-presidente da ACOMAC-BA, Alexandre Cohim enfatiza a consciência da grande dívida social que o País possui, o que torna necessária a execução de programas de transferência de renda, mas que tudo precisa ser feito sob uma estrita responsabilidade fiscal: os governos não podem gastar mais do que arrecadam. Além deste aspecto, o dirigente recomenda que os programas sociais sejam analisados sempre sob o prisma do custo-benefício, e que aqueles que promoverem os maiores impactos sobre a economia devem ser os prioritários.
Ele considera o Cartão Reforma uma importante iniciativa do Governo Federal que beneficia toda a sociedade. “Ele tem o potencial de atuar nos dois vetores de crescimento econômico: no consumo, gerando demanda direta nas mais de 7.000 lojas de material de construção da Bahia e na geração de emprego direto pela contratação de profissionais ligados ao setor”, avalia.
Em seu discurso, o presidente Michel Temer destacou a importância do Cartão Reforma, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, principalmente os mais carentes, com reformas em suas habitações, e citou a Constituição, que determina ao Estado a responsabilidade de promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais.
Fontes: Portal Planalto e Anamaco