No dia 24 de novembro, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Michel Temer lançou o novo Construcard, produto da Caixa Econômica Federal, que tem como objetivo beneficiar mais de 2 milhões de pessoas e estimular a cadeia produtiva da construção civil. Para o Construcard foram liberados R$ 7 bilhões de reais.
Compareceram autoridades, empresários, dirigentes de classe, executivos e políticos. Com o presidente Michel Temer, formando a mesa, estiveram presentes o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e o presidente da Abramat, Walter Cover. A ACOMAC-BA participou do evento com as presenças do vice-presidente de relações públicas, Reinaldo Cirino, e do vice-presidente de eventos, Enzo Andrade.
Por meio do novo cartão Construcard, a Caixa vai financiar compras de material de construção de valor médio de até R$ 14 mil reais, sujeito a capacidade de pagamento do cliente. Os usuários terão de dois a seis meses para comprar o material. Nesse período, o cliente paga apenas os juros dos valores que utiliza. A dívida poderá ser quitada em até 240 meses, mas o consumidor poderá pagar apenas os juros no período inicial do contrato, que pode variar de seis meses a dois anos. Assim, o cliente pode desembolsar um valor menor no início do contrato, de modo a reduzir o comprometimento da renda das famílias no período inicial.
O cartão, que o cliente recebe, na agência da Caixa, quando é feita a contratação do financiamento, já vem com chip para aumentar a segurança. O saldo pode ser informado via SMS, sobre as compras e o saldo disponível. Também há a disponibilidade de um aplicativo para consultas, bloqueio e desbloqueio do cartão.
O novo Construcard possibilitará, entre as novidades, a compra de material mais moderno de eficiência hídrica e energética. Os clientes poderão financiar, com o cartão, equipamentos para a reutilização de água, fossas ecológicas, aquecedores solares e aerogeradores, além de equipamentos de energia fotovoltaica e de segurança residencial.
Durante o evento, o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, assinaram um protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações voltadas à retomada do crescimento do setor de material de construção através do fortalecimento da parceria entre as duas entidades.
“Através desse convênio serão disponibilizados pela Caixa produtos e serviços em condições especiais e será promovido o incentivo às vendas efetuadas por meio do Construcard nas mais de 148 mil lojas do setor existentes no país”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
Com a parceria, a Anamaco promoverá aos seus associados treinamento específico sobre o Construcard, a ser oferecido pela própria Caixa, para melhor atender os interesses dos consumidores e estimular as vendas. “A parceria também visa facilitar e ampliar o acesso e a redução dos custos dos serviços financeiros para as empresas do setor de material de construção, pois a Caixa oferece diversos produtos bancários com condições especiais, além de linhas de crédito e financiamento com taxas diferenciadas”, completa Conz.
Em seu discurso, o presidente Michel Temer enfatizou a importância do novo Construcard, como mais uma medida de seu governo, de incentivo à cadeia produtiva da construção civil, cujos segmentos tem a capacidade de criar oportunidades de investimentos, empregos e serviços. O presidente ainda citou a ampliação do programa Minha Casa Minha Vida e o Cartão sildenafil pfizer prix einnahme Reforma, como outras iniciativas de igual valor.
“Esses atos todos, eles têm por objetivo a retomada do crescimento, não há dúvida disso. Eu tenho dito com frequência, e convém que nós todos tenhamos consciência disso, de que nós enfrentamos uma recessão profunda. E o primeiro passo é exata e precisamente sair da recessão”, afirmou.
Fontes: Portal Planalto e Anamaco